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Sentar Corretamente, Como e Porquê?


O sentar esta presente no dia a dia das pessoas em diversas ocasiões: em reuniões, refeições, entrevistas, estudos, entretenimentos, etc. A maior parte do tempo, de um modo geral, as atividades que realizamos nos colocam na posição sentada. É também nesta posição que a grande maioria das pessoas desenvolve suas atividades profissionais. Portanto, podemos considerar o ato de sentar como uma atividade de grande importância funcional.

Uma análise cuidadosa precisa ser feita tanto com o objetivo de melhorar a postura quanto de prevenir possíveis lesões. Portanto, entender alguns conceitos é fundamental. A postura sentada, se não estiver de acordo com os parâmetros pré-determinados como “ideais”, pode ser fonte de desconforto e dor. E muito comum, ao sentar incorreto, você utilizar a estratégia de mudar de posição por conta do incômodo e, sem clareza sobre a melhor postura continuar sentindo o desconforto mesmo depois de algum tempo nesta nova posição. Estas sensações podem se tornar frequentes, principalmente em relação a coluna vertebral, caracterizando as chamadas dorsalgias e lombalgias (dores na coluna torácica e lombar). Elas são comumente relatadas como o início do problema pelos pacientes crônicos (pacientes com dor lombar há mais de 3 meses).

O inicio das Dorsalgias e lombalgias ocorrem por tensões mal distribuídas que causam micro lesões na musculatura da coluna por sentar errado. Se modificar seu posicionamento, grande parte destas sensações dolorosas desaparecerão. Entender o principio do sentar pode evitar uma grande encrenca futura como: hérnias de disco, dores crônicas, cirurgias para retirada de protrusão do disco devido a um pinçamento no nervo ciático, entre outras.

A boa postura inicia-se pela maneira como você se apoia na cadeira. O sentar exige o conhecimento do corpo, percebendo no seu quadril os dois ossos chamados ísquios que estão localizados no final do bumbum (parte inferior da pelve).

O sentar sobre os ísquios libera a coluna de pressões inadequadas e desconfortáveis. Se você já sentiu a sensação de peso, cansaço misturado a dor na lombar, sabe exatamente do que estamos falando. Esta sensação é consequência das altas pressões que seus discos intervertebrais estão sofrendo; num futuro próximo, isso poderá ocasionar uma hérnia de disco. Pois a pressão sobre os discos na posição sentada é 3x vezes maior do que na posição em pé, podendo ser muito maior em posições erradas.

Vale lembrar: No princípio, o sentar correto não será uma tarefa simples e confortável, pois o seu corpo está programado e adaptado ao posicionamento errado. Modificar a postura inicialmente causará sensação de desconforto, só que esta sensação será passageira. O corpo tende a não aceitar o novo padrão postural como adequado pois tem uma “memória” diferente deste gesto. Conforme você for sentando mais e mais sobre os ísquios, os desconfortos desaparecerão. Na medida em que o tempo de permanência na nova postura for aumentando, uma nova memória e consciência corporal surgirá.

Ft. Fabiana Alves Cabral e Ft. Maciel Murari





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